Assembleia Paroquial - ...::: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora :::...

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Pagina_Inicial


Assembleia Paroquial

Nos últimos cinquenta anos a Igreja latino-americana cresceu em unidade, organização, coordenação pastoral e até na consciência do seu patrimônio religioso, histórico e cultural, e isso, deve-se, em boa parte, ao impacto que tiveram as grandes Conferências Rio de Janeiro (Brasil -1955), Medellín (Colômbia - 1968), Puebla (México - 1979), S. Domingo (R. Dominicana - 1992), dentro e fora da Igreja.

Mas foi a última Conferência realizada no Brasil (Aparecida 2007), quem apresentou mais concretamente uma proposta missionária para a Igreja da América Latina. De Aparecida surgiu um novo encaminhamento teórico e prático buscando encontrar um novo paradigma eclesial, foi além das questões sociais, e preocupou-se com a identidade católica e insistiu no encontro pessoal do católico com Jesus. Num contexto de uma cultura marcada pela globalização que afeta a vida política, econômica, social, ambiental e religiosa, a Conferência de Aparecida (2007) convidou todos os fiéis a passarem de batizados culturais à discípulos missionários de Jesus e com novo ardor missionário, “colocar a Igreja em estado permanente de missão” (DAp 551). O “estado permanente de missão” implica em fortalecer a dimensão missionária da Igreja tornando-a toda missionária, repensar as estruturas pastorais, e converter os batizados em discípulos missionários de Jesus Cristo.

Desse modo, o Documento de Aparecida convocou e animou a Igreja para entrar decididamente, e com todas as forças, nos processos constantes de renovação missionária e de abandonar as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam a transmissão da fé.


E, para nos converter em uma Igreja cheia de ímpeto e audácia evangelizadora, temos que ser de novo evangelizados e fiéis discípulos (DAp 549). Desse modo, todos os batizados são chamados a “recomeçar a partir de Cristo” (DAp 549). Seguindo o processo de discipulado proposto pela Conferência, chegaremos necessariamente na conversão pastoral voltada para a missionariedade da Igreja.

E para tornar realidade sua proposta, o Documento de Aparecida convoca todos os batizados para uma qualificação de vivencia da fé pela dinâmica do discipulado, ou seja, não basta ser apenas batizado é preciso ser discípulo e missionário de Jesus Cristo. O Documento indica ainda uma experiência de discipulado que inclui um percurso educativo no amor e na fé, que tenha por base o seguimento e fascinação por Cristo, percorrendo um itinerário que começa com o encontro com Jesus, conversão, discipulado, comunhão e missão. Ser discípulo é muito mais do que ouvir. É ouvir, compreender, aprender e viver. Configurados com Cristo, os discípulos missionários entram na lógica do seguimento dos passos de Jesus, e adotando suas atitudes contribuem para que a Igreja cumpra a sua missão.

Assim a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, criada em 02 de fevereiro de 1987, composta de seis comunidades, situada no sul da cidade de Curitiba, mais especificamente no bairro Sitio Cercado, distante 14 km do centro da cidade, com a maioria de seus fiéis composta por migrantes rurais, oriundos do Norte do Paraná e dos municípios limítrofes da Capital, com algumas famílias de renda digna de vida, outras nem tanto, inserida no bairro desde a sua fundação e vendo o avanço de outras igrejas, principalmente pentecostais e neo-pentecostais, quer decididamente ser uma Igreja em estado de missão.




 
 

Faça o Download do arquivo Completo

 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal